h1

Cinco dicas do Hotmail para se Proteger de Esquemas Fraudulentos por E-mail

outubro 21, 2008

O Hotmail, popular serviço de e-mail da Microsoft, enviou durante o dia de hoje uma mensagem de correio electrónico para todos os seus clientes, dando a conhecer cinco dicas de extrema utilidade para evitar que caia em esquemas fraudulentos

1. Cuidado com e-mails que solicitam informações pessoais.

Qualquer mensagem de correio electrónico que solicite o seu nome, data de nascimento, número de segurança social, nome de utilizador e palavra-passe de correio electrónico ou qualquer outro tipo de informação pessoal, independentemente do remetente da mensagem, é quase de certeza um esquema fraudulento.

Se tiver motivos para crer que pode ser uma mensagem legítima, não responda à mensagem de correio electrónico nem clique em nenhuma hiperligação. Copie e cole o URL Web ou vá para o Web site da empresa para obter a informação de contacto. Não hesite em contactar o canal de suporte da empresa para confirmar a legitimidade.

2. Leia atentamente os e-mails que parecem ser suspeitas.

As mensagens de correio electrónico com problemas gramaticais, erros ortográficos ou expressões como “isto não é uma brincadeira” ou “reencaminhe esta mensagem para os seus amigos” são, regra geral, mensagens fraudulentas. Por vezes, os nomes das empresas ou as marcas têm erros ortográficos ou não são os correctos. Por exemplo, Windows Hotmail em vez de Windows Live Hotmail.

3. Proteja a palavra-passe do Hotmail.

Crie uma palavra-passe segura para a sua conta do Hotmail utilizando mais de 7 caracteres com uma combinação de maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais como os símbolos @ ou #. Recomendamos também que altere a sua palavra-passe regularmente.

Se receber uma notificação do Suporte ao Cliente da Microsoft a confirmar o seu pedido de alteração de palavra-passe (como me aconteceu na semana passada) e não tiver alterado a palavra-passe recentemente, tal indica que alguém está a tentar aceder à sua conta de Hotmail. Altere de imediato a sua palavra-passe.

Para tal, vá a esta hiperligação ou, no Hotmail, clique em Opções e, em seguida, em Ver e Editar as Suas Informações Pessoais. Ser-lhe-á pedido para iniciar sessão novamente. Em seguida, procure”Informações de reposição da palavra-passe” abaixo do nome apresentado na parte superior do ecrã. Altere a palavra-passe e a Pergunta Secreta/Resposta Secreta pois ambas podem ter ficado comprometidas.

4. Aja de imediato!

Se crê que alguém acedeu à conta do Hotmail, a página de início de sessão do Windows Live ID tem um aspecto fraudulento ou recebeu uma mensagem de correio electrónico suspeita que tenta confirmar uma alteração de palavra-passe que não autorizou, altere de imediato a palavra-passe seguindo as instruções acima ou vá a esta hiperligação.

4. Ajude a identificar esquemas fraudulentos novos.

Se estiver a utilizar a versão Completa do Hotmail, pode seleccionar a caixa pendente junto de “Publicidade Não Solicitada” e, em seguida, seleccionar “Reportar esquema de phishing”. Não responda ao remetente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: